Blog
A caxumba é uma infecção viral contagiosa, causada pelo vírus paramyxovirus, que atinge os tecidos glandulares, afetando glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais. Também conhecida como “papeira”, ela costuma aparecer de acordo com a alta incidência de casos ou surtos, atingindo principalmente crianças e adolescentes. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, após a invenção e liberação da vacina para prevenção da enfermidade, as taxas de casos caíram drasticamente.
O principal sintoma da caxumba é a febre acompanhada pelo aumento de glândulas salivares, mas outros sinais são bastantes comuns, como por exemplo:
- Dor ao mastigar e engolir
- Dor de cabeça
- Fadiga e fraqueza
Quando não tratado corretamente esse tipo de enfermidade pode provocar mastite em mulheres (inflamação aguda dos tecidos da mama) e orquite (inflamação uni ou bilateral dos testículos) em homens. Já em crianças, a perda auditiva neurossensorial é um sintoma mais frequente.
Leia também “Meningite: conheça os principais tipos e sintomas”
A transmissão ocorre pelo contato de utensílios que foram contaminados com a secreção do nariz ou boca, por vias aéreas ou por contato direto com a saliva da pessoa infectada.
O diagnóstico da caxumba é dado por um especialista que examinará o quadro e avaliará de acordo com exames. Por ser uma doença que se cura sozinha, o tratamento recomendado é repouso e alguns medicamentos a fim de amenizar os sintomas.
Já a principal forma de prevenção acontece por meio da vacina Tríplice Viral, também eficaz contra sarampo e rubéola, e que fica disponível em unidades públicas de saúde. Por fim, em casos de suspeita, procure um pronto atendimento para futuras avaliações.