Blog
Conversar sobre saúde masculina ainda é um tabu para muitos homens. Isso ocorre porque, historicamente, o homem é visto pela sociedade como um ser forte e muitas vezes inabalável. Mesmo após décadas de desconstrução, ainda existem certos tabus relacionados a saúde e bem-estar deste público. O Ministério da Saúde aponta que os homens procuram menos os serviços de saúde em comparação às mulheres, e ,quando procuram, em 70% dos casos estão sob a influência de uma mulher.
Embora muitos homens evitem falar sobre o assunto, a prevenção é essencial para a saúde. É através dela que é possível diagnosticar enfermidades e tratá-las antes que a condição se agrave. No mês dedicado a prevenção do câncer de próstata, exploraremos este e outros tipos de câncer mais comuns em homens e suas características.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, cerca de 225 mil homens são diagnosticados com câncer todos os anos. Entre esses casos, o câncer de próstata lidera as estatísticas, com aproximadamente 70 mil diagnósticos anuais, representando 29% de todos os casos de câncer masculino. Além dele, o câncer de pulmão, colorretal, de pele e estômago são considerados os mais frequentes. Conheça cada um deles com mais detalhes logo abaixo.
- Câncer de Próstata: Considerado o mais comum, afeta a próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Costuma atingir homens na terceira idade, geralmente acima de 60 anos e na maioria das vezes, sem apresentar sintomas.
- Câncer de Pulmão: Conhecido por ser um dos mais letais, está diretamente ligado ao tabagismo, que é responsável por cerca de 85% dos casos. Seus sintomas incluem tosse persistente, falta de ar, dor no peito, rouquidão e pode ser confundida de início com outras doenças respiratórias, sendo diagnosticado na maioria das vezes de forma tardia.
- Câncer Colorretal: Afeta o cólon (intestino grosso) e o reto, se desenvolvendo-se a partir de lesões benignas, como pólipos que podem evoluir para tumores malignos.
- Câncer de Pele Não Melanoma: Um dos tipos mais incidentes, representando cerca de 30% dos casos. Conhecido por ser um dos mais agressivos, pode causar manchas na pele que ardem, coçam, descamam havendo a possibilidade de sangrar.
- Câncer de Estômago: O adenocarcioma é o tipo mais comum de câncer de estômago, sendo responsável por 95% dos casos. Seu principal maior fator de risco é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que causa gastrite crônica e pode levar ao desenvolvimento de células cancerígenas. A enfermidade apresenta sintomas como desconforto abdominal, perda de apetite, náuseas e vômitos.
Por ser uma doença multifatorial, os tipos de tumores podem ter diversas causas, internas e externas que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Pré-disposição genética, mudanças celulares e exposição ao sol, radiação, álcool e tabagismo podem ser uma delas.
Para evitar o agravamento da enfermidade, a realização de exames anuais é indispensável. Deixe o tabu de lado, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e cura.
O Plano Santa Saúde possui clínicas com uma equipe de especialistas capacitados para o acompanhamento e atendimento dos beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.