Blog
Você já sentiu aquela queimação, uma sensação de estômago pesado ou até mesmo um gosto amargo na boca e ficou em dúvida do que poderia ser? Apesar de parecerem a mesma coisa, azia, refluxo e gastrite são enfermidades diferentes, com causas, sintomas e tratamentos específicos.
A azia é um sintoma que se manifeste como sensação de queimação na região do estômago ou do peito, que pode subir até a garganta, muitas vezes acompanhada de um sabor ácido ou amargo na boca. Essa queimação acontece quando o ácido produzido no estômago acaba subindo para o esôfago. Este desconforto pode surgir após refeições pesadas, muito gordurosas ou até mesmo quando a pessoa se deita logo após a refeição.
Já o refluxo normalmente é conhecido por ser o problema que causa a azia. Costuma acontecer quando a válvula que separa o estômago do esôfago não fecha corretamente, permitindo que alimentos, líquidos e ácidos retornem, causando incomodo e desconforto.
Por fim, a gastrite é uma inflamação da mucosa, camada que reveste e protege as paredes do estômago devido ao ácido produzido pelo estômago que ajuda na digestão dos alimentos. Quando essa proteção da mucosa é afetada, o ácido entra em contato com as paredes do estômago, causando inflamação e sucessívelmente dores.
A gastrite pode ser dividida em dois tipos:
-
Aguda: Surge normalmente de forma repentina, geralmente causado por intoxicações alimentares, consumo excessivo de álcool, medicamentos ou estresse.
-
Crônica: Se desenvolve aos poucos, podendo ser causado pelo uso contínuo de anti-inflamatórios, situações de estresse prolongado ou por conta da bactéria Helicobacter pylori.
Embora sejam diferentes, a azia, refluxo e gastrite podem estar interligados e todos eles podem se agravar com hábitos ruins como má alimentação, sedentarismo, estresse excessivo, abuso de álcool ou medicamentos. Por isso, separamos 3 dicas para adorar algumas dicas de prevenção para contribuir na saúde e bem estar. Acompanhe abaixo:
1 – Adote uma alimentação balanceada, evitando excesso de gorduras, frituras e alimentos ultraprocessados;
2 – Pratique atividade física regularmente;
3 – Evite deitar logo após as refeições;
Desconfortos frequentes na região do estômago não devem ser ignorados. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de gastroenterologista capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários com sintomas ou problemas gastrointestinais. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site: https://planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.