Blog
A automedicação é o ato de ingerir remédios sem prescrição de um especialista, a fim de aliviar sintomas de dores. Muitas vezes, essa prática é vista como inofensiva e comum, mas na verdade, ela pode trazer inúmeras ameaças para a sua saúde. Por isso, neste texto falaremos sobre quais são as principais consequências desse hábito no corpo humano, a fim de te alertar sobre estes riscos.
Quem nunca teve aquela bolsinha de medicamentos dentro da bolsa ou até mesmo em casa contendo remédios para dor, febre e em alguns casos anti-inflamatórios? Segundo uma pesquisa publicada pelo Datafolha, cerca de 77% dos brasileiros se automedicam, sendo 47% uma vez ao mês e 25% todos os dias ou ao menos uma vez durante a semana. Na maioria das vezes a automedicação ocorre por indicações de conhecidos, amigos e familiares que tiveram algum problema semelhante e tomaram determinado medicamento que resolveu seu problema.
MALEFÍCIOS DA AUTOMEDICAÇÃO
No entanto, é preciso ficar alerta, isso porque, ao se automedicar, você pode desenvolver alguns efeitos colaterais, principalmente quando o habito é somado a outros remédios já utilizados pelo paciente. Confira abaixo alguns dos principais riscos deste tipo de prática.
DEPENDÊNCIA
Algumas substâncias presentes nos remédios apresentam mais chances de vício, quando tomas em doses incorretas e por um tempo além do indicado pelo médico, por exemplo. Isso acontece porque o organismo vicia nessa substância, fazendo com que o paciente se sinta bem somente quando toma determinado medicamento.
Essa dependência causa riscos para a saúde, afetando alguns órfãos específicos, como por exemplo, os rins, coração, pulmão e fígado.
REAÇÕES ALÉRGICAS
O ato de ingerir medicamentos não prescritos por um profissional da saúde pode causar reações não esperadas no organismo. Isso ocorre porque os remédios são compostos pelos mais diferentes princípios ativos, ou seja, você pode não saber exatamente quais substâncias está ingerindo e como o seu corpo irá reagir. Por fim, a automedicação pode desencadear reações alérgicas, não só simples, mas também graves.
RESISTÊNCIA ÀS MEDICAÇÕES
Se automedicar, de forma indiscriminada, acaba facilitando a resistência dos microorganismos àquela determinada substância. Após ser usado por um longo período, o seu organismo pode não responder mais positivamente à ação do medicamento, deixando o tratamento ainda mais complexo e demorado. Um exemplo disso, é o uso incorreto de remédios antibióticos, que com o tempo podem perder a sua eficácia nos tratamentos de infecções.
PLANO SANTA SAÚDE
Você sabia que o Plano Santa Saúde conta com uma rede de hospitais credenciados espalhados pela baixada santista? Além disso, a operadora também tem duas unidades próprias de pronto atendimento disponíveis nas cidades de Praia Grande e Guarujá, para os seus beneficiários. Todos os locais oferecem uma estrutura de qualidade, com conforto e profissionais capacitados para o seu atendimento.
Caso queira consultar toda a nossa rede credenciada, basta acessar o guia médico pelo site ou aplicativo “Plano Santa Saúde”.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!