Blog
Conhecido por ser uma dilatação anormal de vasos sanguíneos e artérias, o aneurisma é causado por um defeito ou enfraquecimento dessas estruturas. Desse modo, acaba sendo formada uma bolsa, que a qualquer momento corre o risco de ser rompida ao não ser tratada.
Outros fatores também podem causar essa doença, como por exemplo, alcoolismo, fatores genéticos, tabagismo e hábitos não saudáveis. Entre todos os tipos de aneurismas, os mais comuns são:
- Aneurisma Abdominal: resultado da dilatação ou rompimento das paredes da aorta abdominal. Pressão alta, uso de cigarros e artérias entupidas são alguns fatores que provocam a enfermidade
- Aneurisma cerebral: quando uma artéria intracraniana apresenta dilatação em suas paredes anormal, compara as demais
- Aneurisma da aorta torácica: provocada pela aterosclerose, que ocasiona em um enfraquecimento nas paredes das artérias, por estarem cobertas de placas de gordura
O aneurisma atinge em sua maioria homens e mulheres de 35 a 60 anos. Já seus sintomas costumam ser silenciosos, variando de acordo com o seu estágio. Entretanto, pode-se dizer que os principais sintomas da doença são:
- Dores de cabeça
- Fraqueza
- Náusea
- Vômito
Leia também “Cefaleia x Enxaqueca: saiba as diferenças e sintomas”
Um médico especialista é quem realiza o diagnóstico, por meio de uma análise clínica dos sintomas e exames solicitados. Já o seu tratamento varia de acordo com o estágio do aneurisma. No entanto, vale ressaltar que quanto antes o diagnóstico for feito, mais simples será o tratamento.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, é importante destacar que o aneurisma é uma doença séria, e que em casos mais avançados não tratados pode levar a óbito. Por isso, caso identifique os sintomas mencionados acima, agende já sua consulta. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de médicos especialistas capacitados para o seu atendimento. Para isso, basta acessar o nosso guia médico pelo site ou aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.