Blog
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, caracterizada pela a alteração da forma dos glóbulos vermelhos, que são a parte do sangue responsáveis por transportar oxigênio para os órgãos do corpo. Essa enfermidade é séria, em caso de diagnóstico tardio, pode levar ao óbito. Desse modo, é importante estar atento ao que de fato é esse tipo de anemia, suas causas, sintomas e como tratá-la.
Normalmente, os glóbulos vermelhos apresentam forma arredondada, no entanto, nos casos de pacientes com anemia falciforme, seus glóbulos perdem suas proporções originais, assumindo uma nova forma deformada e enrijecida, aparentando uma foice. Essas células anormais ficam presas nos vasos sanguíneos com mais facilidade, e como resultado disso, não oxigenam o suficiente para os tecidos do corpo.
Conforme mencionado anteriormente, essa doença é hereditária, transmitida pelo pai e a mãe, portanto o paciente já nasce com ela. Para ser desenvolvida, a pessoa precisa receber o gene anormal de ambos os pais, ou seja, quando somente um dos genitores transmite esse gene, o paciente desenvolve somente o “traço falciforme”, que não causa nenhum dos sintomas da anemia falciforme.
Leia também “Vitamina B12: conheça os benefícios para o nosso organismo”
Os sintomas da doença se manifestam logo a partir do primeiro ano de vida do paciente, e seus sintomas variam de acordo com cada caso. No entanto, os sintomas mais comuns são:
- Dores nas articulações, pernas e braços
- Feridas nas pernas
- Maior tendência a infecções
- Palidez ou icterícia
O diagnóstico da anemia falciforme pode ser feito precocemente, com o exame do pezinho, ou posteriormente, por meio de testes laboratoriais de análise da hemoglobina. Além disso, exames moleculares, que identificam a mutação do gene, também podem ser recomendados.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Caso identifique alguns dos sintomas mencionados acima, agende já sua consulta. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de hematologistas capacitados para o seu atendimento e da sua família. Por isso, acesse nosso guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.