Blog
Estudos confirmam que aproximadamente de 100 a 150 fios de cabelo caem da nossa cabeça por dia, por diversos motivos. Entre algumas das causas para isso acontecer está a alopecia. Neste texto falaremos sobre os tipos existentes dessa condição, fatores dos quais pode estar associada e como tratá-la.
TIPOS DE ALOPECIA
A alopecia é um distúrbio provocado pela perda de cabelo ou pelo no corpo. A doença atinge homens e mulheres de todas as idades e seu grau de gravidade pode variar de acordo com os tipos, sendo eles:
- Alopecia Androgenética: Um dos tipos mais comuns da doença e que atinge cerca de 50% dos homens e 5% das mulheres. Também é popularmente conhecida como calvície, e acontece por questões hormonais e genéticas. Ela não tem cura, somente tratamento, a fim de controlar o avanço da queda de cabelo e pelos.
- Alopecia Areata: Caracterizada pela queda de cabelo e pelo em formato arredondado ou oval, deixando o local de queda visível. Essa condição é causada por fatores imunológicos e genéticos, muitas vezes acompanhados de problemas como vitiligo, lúpus, tireoide, entre outros.
- Alopecia Cicatricial: É uma inflamação do couro cabeludo que causa a queda dos cabelos e pelos. Não há cura para esse tipo, mas o uso de medicamentos ajudam a diminuir a inflamação.
- Alopecia Frontal Fibrosante: Esse tipo, considerado como alopecia cicatricial, é caracterizado pela perda irreversível de pelos. Além disso, costuma acometer mulheres após a menopausa, atingindo as sobrancelhas e a cabeça.
- Alopecia por Tração: Ocorre devido ao uso de penteados como tranças e rabo de cavalo apertados, que forçam a raiz do cabelo, podendo danificá-la, bem como enfraquecer os fios.
Leia também “Intoxicação alimentar: quais são os sintomas e como prevenir?“
PRINCIPAIS FATORES DE RISCO
A causa da enfermidade costuma ser multifatorial, podendo estar associada a outros fatores como:
- Deficiência de proteínas, biotina, ferro e zinco
- Desequilíbrio hormonal
- Estresse
- Fatores genéticos
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Má alimentação
TRATAMENTO
Conforme mencionado acima, a maioria dos casos de alopecia não tem cura mas com o tratamento correto é possível reduzir a queda de cabelo e controlar essa doença. Por isso, é necessário que o paciente se consulte com um médico dermatologista, para que o mesmo solicite todos os exames necessários e indique o tipo de tratamento adequado. Entre as opções estão, não só o uso de antibióticos e outros medicamentos, como também a reposição de vitaminas e nutrientes.
Confira alguns procedimentos que devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com alopecia:
- Chapinha
- Mega-hair
- Tintura
- Progressiva
Esses tipos de procedimento podem ocasionar danos térmicos, quebra capilar, enfraquecimento dos fios, ou também a alopecia por tração.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Caso esteja com queda excessiva dos fios e suspeite estar com a doença, agende já sua consulta. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de dermatologistas capacitados para o atendimento e tratamento de beneficiários com alopecia. Portanto, acesse o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!