Blog
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma condição séria de saúde que necessita de atenção, uma vez que, quando não tratado em até 24h, pode causar graves complicações para a saúde do paciente.
De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC isquêmico é o mais comum e responsável por 80% dos casos, enquanto o hemorrágico é responsável por 15% dos casos, sendo considerado fatal.
O derrame normalmente acontece quando os vasos sanguíneos são obstruídos, impedindo a passagem de sangue com oxigênio para o cérebro, paralisando a região afetada, correspondendo a 11% dos óbitos.
Para evitar possíveis sequelas, é preciso atentar-se aos sintomas e sinais, por isso, separamos alguns sinais de alerta para ficar atento, acompanhe abaixo:
1 – Dificuldade na fala e compreensão;
2 – Dor de cabeça intensa;
3 – Perda da coordenação motora;
4 – Paralisia no rosto ou em alguma parte do corpo;
5 – Perda visual.
Ao identificar qualquer sintoma, a ida ao médico é de suma importância para prevenir e amenizar os danos do AVC.
O tratamento do derrame pode variar de acordo com a gravidade, entretanto a participação de uma equipe multidisciplinar como fonoaudiólogo e fisioterapeutas são de suma importância para a recuperação do paciente.
O Plano Santa Saúde conta com duas unidades de pronto atendimento localizadas na cidade de Guarujá e Praia Grande, além de uma equipe de neurologistas capacitados para o atendimento de beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site http://www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa de profissionais credenciados.