Blog
Nesta quarta-feira (8) é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Ovário, doença que afeta milhares de mulheres e costuma agir de forma silenciosa, demorando para apresentar sintomas. Dessa forma, muitas vezes acontece o diagnóstico tardio, por isso, neste texto falaremos sobre as causas e sintomas, bem como prevenir, tratar e diagnosticar essa enfermidade.
Perigo do câncer de ovário
Esse tipo de câncer atinge as células dos ovários, causando um crescimento descontrolado que resulta na formação de tumores. Além disso, o fato da doença não apresentar sintomas específicos em estágios resulta no diagnóstico tardio. Um exemplo disso é que cerca de 70% dos casos da doença são descobertos quando estão avançados, dificultando o tratamento e reduzindo as chances de cura.
Prevenção
Embora não seja possível prevenir completamente o câncer de ovário, há medidas que podem reduzir o risco. Adotar uma alimentação saudável, com frutas, legumes, verduras e fibras, evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas, praticar exercícios físicos e não fumar são as principais recomendações para diminuir as chances de desenvolver a doença.
Além disso, também é recomendado a visita regular ao ginecologista, com o objetivo de identificar qualquer alteração de forma precoce, principalmente para mulheres que possuem histórico familiar do câncer de ovário. Isso porque cerca de 10% dos casos apresentam componente genético.
Diagnóstico e Tratamento
Conforme mencionado acima, o diagnóstico precoce do câncer de ovário é essencial para o sucesso do tratamento. Portanto, exames de rotina, como ultrassonografia transvaginal e exames de sangue, podem ajudar a identificar a doença em estágios iniciais.
Já o tratamento do câncer de ovário geralmente envolve cirurgia para remover o tumor, seguida por quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e a saúde geral da paciente.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, agende já sua consulta! O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de médicos capacitados para o seu atendimento. Acesse o nosso guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde”, e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no_ Facebook__ e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!_
8