Blog
Muitas pessoas enxergam o colesterol como algo negativo, mas na verdade ele é uma substância importante para o funcionamento do nosso organismo. O problema acontece quando consumimos alimentos muito gordurosos e o nosso fígado, responsável pela produção de 70% do colesterol no sangue, o produz mais do que o necessário, causando um acúmulo dessas células de gordura. Por isso, neste texto vamos dar 4 dicas de como evitar o colesterol alto e seus malefícios.
Como mencionamos acima, o colesterol popularmente é visto como algo ruim, mas o fato é que, quando em baixa quantidade, é de extrema importância para a produção de determinados hormônios e vitaminas para o organismo. Entretanto, é preciso estar atento em relação ao nível, pois quanto mais alto, maiores as chances de acúmulos nas paredes das artérias. O resultado disso pode ser diversos malefícios para o corpo.
Existem 3 tipos de colesterol que são frações do colesterol total, sendo eles:
- Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL): Lipoproteína de alta densidade, também considerado como colesterol “bom”, ajuda a remover o excesso de colesterol ruim, diminuindo riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas
- Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL): Lipoproteína de baixa densidade, considerado colesterol “ruim”. Ele forma placas de gordura na parede das artérias e como resultado disso, pode provocar angina e infartos
- Lipoproteínas de Muita Baixa Densidade (VLDL): Lipoproteína de densidade muito baixa, é responsável por transportar outro tipo de gordura no organismo, chamado de triglicérides. Dessa forma, quando em níveis altos, ocasiona no acúmulo de gordura nas artérias, aumentando riscos de doenças cardíacas
Existem diversos fatores que causam o aumento do colesterol, como por exemplo a predisposição genética e má alimentação. Já a obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas também influenciam no prognóstico da enfermidade.
Leia também “Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”
Na maioria dos casos, o colesterol age de forma silenciosa, sem sintomas aparentes devido seu surgimento ser em razão da formação de placas de gordura nas artérias, como mencionado anteriormente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada dez brasileiros possuem colesterol alto e pensando nisso, separamos quatro dicas para prevenir e diminuir altas taxas da enfermidade:
- Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, grãos e cereais
- Consuma frutas, legumes e verduras
- Limite o consumo de alimentos e produtos industrializados com gordura hidrogenada
- Reduza o consumo de gordura saturada de fontes animais
Além da boa alimentação, a prática de exercícios físicos é uma ótima aliada para combater e diminuir os níveis altos de colesterol. Outra recomendação importante é manter os check-ups de exames sempre atualizados, uma vez que o diagnóstico acontece por exames laboratoriais.
SANTA PREVINE
O Santa Previne é um programa de prevenção e promoção à saúde e ao bem-estar que mensalmente realiza ações com diversos temas para os beneficiários do Plano Santa Saúde. Um dos benefícios das práticas realizadas é o controle do colesterol. Para mais informações entre em contato por meio dos telefones (13) 3208-2520 / (13) 3208-2521 ou no WhatsApp (13) 99613-6735.
AGENDE JÁ SUA CONSULTA
Por fim, o Plano Santa Saúde conta com uma equipe de cardiologistas capacitados para o atendimento de beneficiários com colesterol alto. Para isso, basta acessar guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!