Blog
No dia 25/11, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para homenagear aqueles que salvam vidas diariamente, além de sensibilizar a população mostrando a importância desta atitude.
A data é celebrada em Novembro como forma de incentivar a doação devido ao baixo estoque de sangue nesta época do ano que costuma ser marcado pela proximidade das férias, feriados e datas comemorativas. O sangue doado é utilizado em transfusões e doenças hematológicas dos mais variados tipos.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,4% da população é doadora, o que corresponde a quatorze pessoas a cada mil habitantes.
O processo de doação conta com alguns critérios básicos como ter mais de 16 anos, apresentar documento original, ter dormido pelo menos 6 horas e ter se alimentado antes da doação. Entretanto, há alguns fatores que podem impedir temporariamente, alguns deles são resfriados, gravidez, amamentação, tatuagens feitas em um período dos últimos 6 meses e relações sexuais recentes sem o uso de preservativos.
Para ser um doador, basta estar dentro dos requisitos estabelecidos, dirigir-se ao hospital mais próximo e doar. Lembre-se, doar também é um ato de amor ao próximo.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!