Blog
No dia 19 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, profissional da área da saúde que auxilia na prevenção e reabilitação de pessoas com alterações físicas, funcionais, cognitivas e psíquicas, e que estão em busca de melhorar sua qualidade de vida. A data tem como objetivo homenagear os terapeutas ocupacionais, e também divulgar o trabalho feito com seus pacientes no desenvolvimento da capacidade de desempenharem atividades essenciais para a rotina diária.
Primeiramente, o terapeuta ocupacional realiza uma avaliação com o paciente para analisar suas habilidades e problemas que enfrenta diariamente. Depois é feito um planejamento para que comecem as intervenções nas tarefas do cotidiano da pessoa. O Plano Santa Saúde, por meio das clínicas Santa Saúde, conta com esses profissionais. Entre eles a Dra. Karina Rodrigues Matavelli Rosa (Crefito 03/5765 TO), que atua no atendimento infantil. Ela conta que, especificamente com crianças, é feito um trabalho para promover, manter e desenvolver as habilidades necessárias para que eles sejam funcionais no ambiente escolar e também em seu dia a dia.
Segundo Karina, para o atendimento infantil é necessário que o terapeuta ocupacional tenha conhecimento sobre os principais marcos do desenvolvimento dessa faixa etária. Sendo uma criança atípica ou neurotípica, o profissional se apoiará nas singularidades cognitivas, físicas, emocionais, sensoriais e sociais do paciente para embasar o planejamento de ações que farão parte desse projeto terapêutico. “Nós buscamos auxiliar no que é necessário para que seja desenvolvido a autonomia e independência nas atividades diárias, podendo ser no âmbito do autocuidado, produtividade e lazer”, completa.
O papel da terapia ocupacional é fazer com que a criança vivencie todos os estímulos necessários, para assim, ter um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completo, e consequentemente, ser capaz de aprender novas habilidades. Para esses profissionais, o brincar é um objeto de estudo e intervenção, caracterizado como uma das principais áreas de desempenho da infância. “Nos baseamos sempre em estratégias e atividades lúdicas, onde são utilizados brinquedos, materiais, equipamentos e brincadeiras nos componentes do rendimento a ser alcançado pelo paciente”, conta a terapeuta.
O Plano Santa Saúde conta com terapeutas ocupacionais capacitados para o atendimento de seus beneficiários. Acesse o guia médico pelo site www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.