Blog
Em 2019 a tuberculose ocupava o 13° lugar na lista de doenças contagiosas de maior incidência no mundo. Após o início da pandemia passou para o segundo lugar, ficando atrás somente da Covid-19. Pensando em conscientizar a população sobre contágio da doença, em 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose.
Devido às consequências da pandemia de Covid-19, houve aumento do número de casos e mortes causadas pela tuberculose. Por isso, é de extrema importância conhecer as formas de transmissão, sintomas e tratamento. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores são as chances de combater a doença.
A principal forma de prevenção da tuberculose é por meio da vacina BCG, que deve ser aplicada logo após o nascimento ou no máximo até os quatro anos de idade. O imunizante ajuda na proteção contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite.
Em caso de contágio é necessário que haja o tratamento correto, para assim evitar ao máximo a transmissão da doença. Entre os principais sintomas estão: tosse, perda de peso rápida, febre, sudorese, dor no peito e cansaço.
O Plano Santa Saúde conta com profissionais capacitados para auxiliar na prevenção ou dos casos de tuberculose. Acesse nosso guia médico pelo site www.planosantasaude.com.br ou pelo nosso aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista dos médicos pneumologistas disponíveis