Blog
Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem como objetivo sensibilizar e trazer visibilidade ao tema, para que sejam discutidas as melhores formas de prevenção, além de uma melhor qualidade de vida para o bebê prematuro.
Uma gestação normal tem de 38 a 42 semanas de duração, sendo assim, um parto considerado prematuro acontece antes de 37 semanas. No mundo, aproximadamente 30 milhões de bebês nascem antecipadamente a cada ano, e um dado preocupante é de que a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos.
Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e falta de informação são alguns dos principais motivos para o parto prematuro no Brasil, segundo estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Adotar hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação, evitando fatores que possam implicar na gestação é essencial para prevenção do parto prematuro. Já o pré-natal é a principal forma de ajudar a diminuir os riscos do nascimento antecipado do bebê. Portanto, é de extrema importância fazer um bom acompanhamento médico, com exames e esclarecimento de dúvidas.
O Plano Santa Saúde conta com profissionais capacitados para auxiliar na prevenção ou acompanhamento do parto prematuro. Acesse nosso guia médico pelo site www.planosantasaude.com.br ou pelo nosso aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista dos médicos ginecologistas obstétricos disponíveis.