Blog
As Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e obesidade, são condições de longa duração que impactam significativamente a qualidade de vida do paciente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças citadas acima são responsáveis por cerca de 70% das mortes em todo o mundo. No entanto, a maioria delas pode ser prevenida com tratamentos e mudanças no estilo de vida.
Neste texto, listaremos 10 dicas práticas que poderão ajudar a evitar essas condições e manter a saúde em dia.
- Mantenha uma alimentação balanceada: Evitar o consumo de alimentos processados, instantâneos e fast foods frequentes é um dos melhores jeitos de evitar as enfermidades. Priorize alimentos frescos como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras.
- Pratique atividade física regularmente: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é fazer de 150 a 300 minutos por semana. Caminhadas, ciclismo e corridas podem contribuir para a saúde cardiovascular e controle de peso.
- Controle o peso corporal: O excesso de peso é um fator de risco para pessoas com diabetes tipo 2 e hipertensão. Por isso, acompanhar o peso e optar por uma alimentação balanceada é essencial.
- Evite o Tabagismo: O fumo aumenta o risco de inúmeras doenças crônicas, incluindo câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
- Modere o consumo de álcool: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar danos ao fígado além de aumentar a pressão arterial, prejudicando o coração.
- Adote a Higiene do sono: A privação do sono afeta o sistema imunológico, desencadeando problemas. Adotar a higiene do sono é a melhor forma de manter uma qualidade de sono e contribuir para a saúde do sistema imunológico. Busque dormir de 7 a 8 horas por noite e procure se distanciar de telas (celulares e tv) ao menos uma hora antes de dormir.
- De olho no estresse: O estresse quando muito alto, pode desencadear problemas de saúde e doenças como hipertensão e depressão. Adotar técnicas de relaxamento, como meditação e yoga ajudam a reduzir a tensão, evitando futuros problemas.
- Hidrate-se: A falta de água no organismo pode gerar desidratação e problemas renais. Beber 2 litros de água por dia é o ideal para manter o corpo hidratado e eliminar toxinas.
- Evite o sedentarismo: Sabemos que grande parte das pessoas passam horas do dia sentados trabalhando e isso pode causar retenção de líquido além de uma série de outros problemas. Movimentar-se a cada uma hora e fazer pequenos intervalos para se alongar ajuda na circulação sanguínea, ajudando a evitar danos piores.
- Faça check-ups regulares: Consultas médicas e exames periódicos são essenciais para identificar precocemente fatores de risco e condições de saúde, além de poder ser tratadas antes que agrave mais a saúde. Por isso, a realização de check-ups a cada um ano é essencial para acompanhar a saúde do seu organismo.
A prevenção de doenças crônicas requer disciplina, mas as mudanças podem ser implementadas de forma gradual e sustentável que mais se encaixa com a situação do paciente. Adotar hábitos saudáveis no dia a dia é a chave para uma vida longa e de qualidade. Além disso, contar com o suporte de um plano de saúde pode facilitar o acesso a exames preventivos e acompanhamento médico. O Plano Santa Saúde possui clínicas com uma equipe de especialistas capacitados para o acompanhamento e atendimento dos beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.