Blog
Nos últimos anos o Brasil vem tendo um aumento significativo na frequência e intensidade das queimadas que afetam inúmeras regiões de todo o país, especialmente em áreas de vegetação densa e florestas. Esses eventos cada vez mais vem trazendo consequências graves não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde. Isso porque a fumaça produzida pelas queimadas é composta por uma mistura complexa de poluentes, incluindo partículas finas, monóxido de carbono, dióxido de enxofre , dentre outros compostos que quando expostas podem causar uma série de problemas, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com condições respiratórias.
Alguns exemplos desses problemas são:
- Problemas respiratórios: As partículas finas presentes nas fumaças podem penetrar os pulmões, causando inflamação e irritação, podendo gerar ou agravar ainda mais doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite, além de aumentar o risco de infecções respiratórias.
- Problemas cardiovasculares: A exposição prolongada à fumaça também pode impactar na saúde cardiovascular. Partículas finas e outros poluentes podem desencadear inflamações no sistema cardíaco, aumento os riscos infarto e derrames.
- Efeitos a longo prazo: A exposição contínua de fumaça das queimadas podem causar efeitos de longo prazo na saúde. Estudos sugerem que a poluição do ar relacionado as queimadas podem contribuir para outras enfermidades como alergias de pele, além de aumentarem ainda mais os riscos de câncer.
Além dos problemas de saúde, as queimadas também impactam no clima, deixando o tempo seco e sem chuva devido as partículas que são liberadas agirem como núcleos de condensação, sobre os quais a umidade se condensa para criar gotas. No entanto, em alguns casos, essas partículas podem ser pequenas demais ou não estarem na quantidade certa para formar as nuvens, promovendo chuva.
Para evitar problemas de saúde se prevenir, separamos algumas medidas de proteção e prevenção:
- Minimize a Exposição: Se você mora em algum local com centro de queimada, evite sair de casa enquanto a qualidade do ar estivar comprometida. Opte por colocar plantas dentro de casa e procure umidificar o ar colocando uma vasilha com água no ambiente.
- Use máscaras: O uso de máscaras específicas, ajudam a reduzir a inalação de partículas finas.
- Procura por especialista: Se você ou alguém da sua família apresentar sintomas como tosse persistente, irritação ocular ou dificuldade respiratória, é essencial a procura por um profissional de saúde para realização de exames e orientação adequada.
O Plano Santa saúde conta com três unidades de Pronto Atendimento localizadas nas cidades de Santos, Guarujá e Praia Grande, além de clínicas com uma equipe de especialistas capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site http://www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.