Blog
A pressão arterial é um dos indicadores mais importantes para a saúde vascular pois é responsável pela força que o sangue exerce contra as paredes das artérias enquanto o coração bombeia. Tanto a pressão alta (hipertensão) quanto a pressão baixa (hipotensão) podem ter consequências significativas para a saúde quando não tratadas adequadamente. Entenda a diferença e aprenda a reconhecer cada uma delas abaixo.
Pressão alta, também conhecida como hipertensão, é diagnosticada quando a pressão arterial está acima de 13.0 por 8,0 (130/80 mmHg) e sua causa está associada a fatores genéticos, obesidade, falta de atividades físicas, alcoolismo e tabagismo, ocasionando sintomas como dor de cabeça, dores no peito, tontura, falta de ar, visão embaçada e sangramento nasal.
Não há cura para a hipertensão, mas deve ser acompanhada por um especialista já que a pressão alta também é conhecida como silenciosa devido em alguns casos não apresentar sintomas visíveis até que danifique órgãos, gerando complicações no quadro.
Por outro lado, a pressão baixa, conhecida como hipotensão, é diagnosticada quando a pressão arterial está abaixo de 9,0 por 6,0 (90/60 mmHg) e normalmente a causa está ligada a fatores de desidratação, problemas cardíacos, distúrbios endócrinos, perda de sangue e efeitos colaterais de medicamentos. Os sintomas incluem tontura, desmaios, náuseas, fadiga, visão embaçada e falta de concentração.
Embora inofensiva, a hipotensão pode causar quedas e lesões decorrentes de desmaios e pode ser um sinal de problemas de saúde ocultos que precisam de atenção e cuidados médicos. O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de cardiologistas capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários com hipertensão e hipotensão de beneficiários. Para isso, basta acessar o guia médico pelo site ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e confira a lista completa dos profissionais credenciados.