Blog
O hemangioma infantil é um tumor vascular benigno que aparece nos primeiros meses de vida de um bebê devido a um agrupamento anormal de vasos sanguíneos que costumam ser inofensivos, podendo surgir em qualquer parte do corpo e frequentemente encontrados no rosto, couro cabeludo, peito ou costas.
A causa da enfermidade não é totalmente esclarecida e comprovada, estudos sugerem que fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel no desenvolvimento dos tumores. De acordo com dados da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), alguns fatores desempenham papéis importantes no desenvolvimento das lesões, sendo elas: Nascimento prematuro, recém-nascidos abaixo do peso e crianças caucasianas.
A enfermidade costuma passar por três fases distintas:
- Fase de proliferação: Fase inicial onde o hemangioma cresce rapidamente, podendo aparecer como marca de nascença avermelhada ou uma mancha que rapidamente cresce;
- Fase de estabilização: Após o período de crescimento rápido, a enfermidade entra em fase de estabilização onde o crescimento diminui e o tumor começa a mudar de cor, apresentando uma coloração mais cinza ou branca;
- Fase de involução: Na fase final, o hemangioma começa a encolher lentamente, costumando desaparecer completamente entre os 7 a 10 anos de idade.
Embora muitos hemangiomas não precisem de tratamento e desapareçam sozinhos depois de um tempo, alguns casos podem necessitar de intervenção médica, especialmente se a enfermidade interferir na visão, audição, alimentação ou respiração do bebê. Em casos de crescimento rápido ou alteração na cor e tamanho de uma marca de nascença em seu bebê, a procura por um pediatra é essencial.
O Plano Santa Saúde conta com uma equipe de pediatras capacitados para o acompanhamento e atendimento de beneficiários. Para acessar o guia médico basta acessar o site http://www.planosantasaude.com.br ou pelo aplicativo “Plano Santa Saúde” e conferir a lista completa dos profissionais credenciados.