Blog
A aromaterapia é uma terapia holística que consiste em óleos essenciais com a finalidade de proporcionar sensações de bem-estar físico e emocional, trazendo benefícios à saúde. Neste texto você saberá quando esse recurso terapêutico é mais indicado, e quais são os seus principais benefícios.
Segundo a International Federation Aromatherapists, a aromaterapia é uma mistura de óleos essenciais derivados de plantas com a finalidade de equilibrar e promover a saúde do corpo e mente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica a prática como um recurso terapêutico, podendo ser complementar a outros tratamentos de saúde.
Ao inalar o aroma, as partículas liberadas pelos óleos estimulam partes do cérebro com a finalidade de diminuir crises de asma, ansiedade, insônia e depressão. Quando a essência é espalhada na pele, melhora sintomas de infecções, dores musculares, dores articulares e problemas de pele, por exemplo.
Leia também “Insuficiência cardíaca: sintomas, causas e tipos da doença“
Alguns dos sintomas que indicam o tratamento com aromaterapia são:
- Irritabilidade
- Cansaço físico ou mental
- Falta de memória
- Falta de energia
Este tipo de terapia holística está relacionado a efeitos que beneficiam o corpo, como relaxamento, fadigas e dores, além de controlar o estresse. A técnica traz ainda mais benefícios para mulheres, porque ajuda a controlar os sintomas da menopausa e TPM, além de potencializar as defesas do organismo.
As formas de realizar a aromaterapia incluem inalação, evaporação, massagem, sprays, banhos e aromatização. Por fim, é importante ressaltar que o acompanhamento de um especialista é fundamental para o tratamento, uma vez que cada óleo possui um tipo de funcionalidade diferente.
Confira abaixo alguns tipos e seus benefícios:
Alecrim: Ajuda na memorização, promovendo disposição e ânimo, ajudando na concentração para estudar.
Tangerina: Usado como antisséptico digestivo e cicatrizante, também traz sensação de tranquilidade regulando as emoções e reduzindo sentimentos, como por exemplo, de ansiedade e insegurança
Laranja-doce: Ajuda a regular o sono, contendo benefícios fisiológicos como ação digestiva, diurética e antiespasmódica.
Lavanda: Controla insônia e ansiedade, trazendo sensações de tranquilidade e relaxamento.
Siga o Plano Santa Saúde no Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades!